Propostas de Oficinas

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Propostas de Oficinas


                                       UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
ESCOLA ESTADUAL JAKSON DE FIGUEIREDO
PROPOSTA DE OFICINA 7° ANO C




MINISTRANTE: BÁRBARA CAROLINE RODRIGUES FIGUEIREDO E SIMONE GOMES MATEUS
 ORIENTADORA: NÚBIA DIAS
SUPERVISOR: ADRIANE DOS SANTOS

I-    INTRODUÇÃO
Na construção do conhecimento as atividades praticas exercem importância através dos instrumentos lúdico-pedagógicos, uma vez que se faz a utilização de jogos, maquetes, cartazes, etc. ilustrando e tornando mais dinâmico o aprendizado dos conceitos e processos que exercem uma função importante no cenário atual escolar de acordo com TORRES apud Pedro.
Hoje em dia no cenário escolar em que estamos inseridos é de suma importância que os  professores conheçam bem os meios de apoio que podem se utilizar para melhorar o desempenho das atividades propostas para os alunos, além de serem capazes de saber escolher e organizar as melhores atividades para determinados conteúdos. (TORRES; SANTANA, 2009, p.238)      

II - PÚBLICO-ALVO/FAIXA ETÁRIA
Alunos do ensino público de ensino, do 7º ano.
III – OBJETIVOS
Promover a ampliação de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental na construção de um olhar geográfico através da observação e análise entre a interação do espaço rural e urbano, através da aplicação de um tabuleiro geográfico de acordo com o que foi pesquisado em uma aula de campo no Mercado Central de Aracaju e as aulas teóricas em sala de aula.
IV – JUSTIFICATIVA (FUNDAMENTAR COM REVISÃO TEÓRICA)
As atividades lúdicas são novas maneiras de levarem a aprendizagem nos dias atuais por serem mais eficazes na construção da aprendizagem dos alunos nas atividades. Quando se exerce as atividades de maneira didática se torna mais envolvente e divertido o momento de aprendizagem além de integralizar o convívio dos alunos.

V – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Com base nos dados coletados na aula de campo no Mercado Central de Aracaju e conteúdos passados em sala de aula, será aplicado um jogo de tabuleiro geográfico de superfície plana e pré-marcada.
Desenvolvimento:

- Dividiremos os alunos em dois grupos.
- Cada grupo jogará o dado em uma superfície plana e vai seguir nas casas do tabuleiro de acordo com o numero que aparecer na parte superior do dado.
- O tabuleiro irá conter 22 casas, contendo imagens (10), questões (7), facilitadores e regressores do jogo (5).

Regras do jogo:
-Se a equipe responder corretamente à tarefa, joga o dado novamente, anda o número de casas correspondentes com o peão, executa a próxima tarefa e assim sucessivamente.
-Se a equipe responder errado, o direito de jogar o dado e avançar casas com o peão passa para a equipe adversária.
-Antes de prosseguir com o jogo, a equipe adversária deve dizer qual seria a resposta correta.
-A equipe que chegar primeiro ao final do tabuleiro é a vencedora do jogo.

V - RECURSOS MATERIAIS
Papel madeira, emborrachado, tubo de cola quente, tesoura, papel vegetal e folha A4.
VI – RESULTADOS ESPERADOS
Compreensão da interação dos espaços rural e urbano, na medida em que for sendo decifradas cada questão e imagem do jogo.
VII – BIBLIOGRAFIA
PEDRO, Leda Correia. A Geografia Física no Ensino Fundamental: Um Relato Sobre a Importância dos Conteúdos e das Atividades Praticas na Formação do Aluno. São Paulo: Revista Geografia em Atos. n. 11, v. 1, janeiro a junho de 2011



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PIBID GEOGRAFIA UFS
PLANO DE AULA





MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO: 3° Ano Do Ensino Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia        
TEMA: Globalização
PROFESSOR SUPERVISOR: Rodrigo Santos de Lima
PROFESSORA ORIENTADORANúbia Dias dos Santos

ALUNOS: Airton Bruno Nascimento de Jesus
                  Ana Rita Santos da Silva
                  Edcarlos de Almeida
Objetivos
A oficina tem o objetivo de ser uma atividade harmônica, onde os alunos se sintam motivados a aprender Geografia, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de um mapa com as principais marcas do mundo.
Duração:
01 aula de 50 minutos
Materiais:
1.      Objetos (Trazido pelos alunos)
2.      Papel
3.      Tesoura
4.      Alfinete
5.      Isopor (Elaboração do mapa)
6.      Tinta (Elaboração do mapa)

Procedimentos Metodológicos:
1.      Os estudantes deveram ser avisados para trazer produtos que não são de fabricação brasileira. (Como exemplo camisetas, blusas, relógios, celulares, pilhas, baterias, bonés, tênis, bonecas, carrinhos, estojos de maquiagem, canetões, espelhos, ioiôs, fones de ouvido, etc.)

2.      Iniciar a oficina dividindo e entregando os objetos para dois grupos de alunos.

3.      A partir da entrega dos objetos, fazer uma pequena discussão com os estudantes, sobre a globalização, onde os discentes terão que identificar os locais de fabricação desses produtos, das quais destacamos a China, Taiwan, Vietnã, Coréia do Sul, Itália, Estados Unidos, Alemanha, França, Paraguai, etc.

4.      Os bolsistas entregarão dois mapas para cada grupo, que terão que escrever o nome do objeto em um pedaço de papel e colar no mapa o continente correspondente.

5.         Análise conjunta das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala. Observando os seguintes temas:

 - A expansão dos mercados;
- O desenvolvimento tecnológico;
- O aumento da produtividade;
- O desemprego;
- Divisão internacional do trabalho;
- A instabilidade financeira;
- Perda da identidade cultural de algumas minorias;


- As ameaças ao ambiente global.



PROPOSTA DE OFICINA 8º ANO


Escola Estadual Jornalista Paulo Costa
Ministrante: Felipe da Fonseca Souza
Orientadora: Núbia Dias Dos Santos
Professor Supervisor: Rodrigo Santos Lima

I – INTRODUÇÃO
A Globalização está inserida na vivencia do aluno diariamente, seja nos hábitos de consumo, na preferência por determinadas formas de se vestir, filmes, músicas e inclusive a expansão da internet, tudo está interligado, e pode-se utilizar essa ligação com as questões globais trazendo-as para dentro da sala de aula estimulando a percepção do aluno e o seu senso crítico.
II – PÚBLICO ALVO/ FAIXA ETÁRIA
Alunos do 8º ano da Escola Estadual Jornalista Paulo Costa com faixa etária entre 12 e 14 anos
III – CONTEÚDO
Mundo Global: Origens e desafios
Origens e bases do mundo global
A economia global
IV – OBJETIVOS
Geral: Compreender o avanço da globalização e entender através de senso crítico como o mundo está interligado através de uma relação de dependência dos países centrais quanto aos periféricos.
Específicos: 
Compreender as origens e bases do sistema global;
Identificar e compreender as fases da globalização e a formação do sistema mundo e suas relações de dependência.
V – JUSTIFICATIVA
O tema selecionado está amplamente inserido no dia-a-dia dos alunos, a intenção da atividade é estimula-los a perceber essa realidade através da criticidade inclusa nas charges.
VI – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Dinâmica socializada para a construção de charges. Será apresentada aos alunos uma charge que retrata essa dinâmica envolvendo a globalização e a formação do sistema mundo e após a análise dessa charge será iniciado um debate sobre o que a imagem traz e suas ligações com a realidade dos alunos, neste debate temas como corrupção, política, tecnologia, aquecimento global, e desigualdade social serão citados. Após debate, os alunos se dividem em grupos de quatro componentes e criarão uma charge relativa a um dos temas debatidos, ao final, todos apresentam suas criações e forma-se uma mini exposição de charges confeccionadas pelos alunos.
VII – RECURSOS MATERIAIS
Lápis, caneta, lápis de cor, papel A4, caneta hidrocor, e charge retirada do livro didático.
VIII – RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os alunos atentem para os diversos temas propostos e criem charges críticas e que comprovem a compreensão dos conteúdos propostos, de maneira que estes percebam as transformações no seu espaço de vivência e as assimilem com a proposta de conteúdos explanados pelo professor.
IX – REFERÊNCIAS
ADAS, Melhem. ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas, 8º ano. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 48-62.
CAVALCANTI, Lana de Souza. SILVA, Eunice Isaias da. A Mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, vol. 28, n.2, p141-156, jul./dez. 2008.

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